terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Osram Ne Nsoromma




Por enquanto no lugar de uma foto minha o que você vai ver é este símbolo. Trata-se de Osram Ne Nsoromma, A Lua e a Estrela, que significa amor,  fé e  harmonia. 
Não sou uma entendida mas sei que esse é um símbolo Adinkra, como centenas de outros usados para estampar tecidos na África inicialmente pelo povo ashanti de Gana.
Não, não sou de Gana, sou afro-descendente, como atualmente é chamado quem é negro, e não sei de que povo em África descendo. Mas o fato de ser um símbolo africano ainda não é por isso que ele foi parar no blog e sim porque há anos uso brincos com uma lua e uma estrela sem saber o que siginificavam, ou mesmo se significam alguma coisa além de estarem nos meus brincos favoritos. Quero dizer que o motivo é por ele fazer parte da minha vida.
Numa andança pelos sites à procura não sei de qual informação, eu me deparei com uma lista desses símbolos e meus olhar foram atraídos para este. Fui logo saber o significado, o nome, que é em akan, língua dos ashanti.
Há ainda outros significados para o símbolo, em algum texto li que significa cooperação. Acho essa atividade de cooperar uma das mais importantes para a vida.
Ele também está associado a um provérbio que diz:  "'Kyekye pe aware' (The North Star has a deep love for marriage. She is always in the sky waiting for the return of the moon, her husband.)"*

* Em português fica um pouco estranha a frase porque "lua" é palavra feminina! A Estrela do Norte tem um profundo amor pelo casamento. Ela está sempre no céu à espera do retorno da lua, seu marido.  A cooperação neste caso se dá entre um homem e uma mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário